sábado, 16 de janeiro de 2010

Um longa viagem

Rumos e itinerarios tem como obectivo de levar ao conhecimento de todos os interessados, alguns aspectos da emigração portuguêsa em França, mais particularmente na regiao parisiense, a que chamam "Ile de Fance", e nomeadamente a partir dos anos 70.

40 anos depois, ouf..., que alivio diriam alguns. Efectivamente, tendo em conta o percurso que realizei, alguns diriam também: de que se queixa? Nao, eu nao me queixo e até direi que fundamentalmente consegui aquilo que nem esperava. Mas, durante todos estes anos faltou-me o essencial; a proximidade com aqueles e aquilo que mais me é querido - a minha familia e "mon pays". (escrevo-o em francês para evitar que o mesmo se confonda com "pais") . Mas terei por vezes também de utilizar o "gaulês" logo que a palavra portuguêsa me seja desconhecida (inconnue), 40 anos fora do "pays" provoca inevitavelmente rupturas linguisticas e sobretudo ao nivel do vocabulario. Espero pela vossa condescendência, mas sei, de antemao, que um numero muito elevado dos meus compatriotas domina perfeitamente a lingua francêza.

Se, hoje, me lanço neste trabalho de traçabilidade de "rumos e itinerarios" é sobretudo para me provar a mim mesmo que talvez consiga este trabalho de escritura em lingua lusofona. Mas confesso que nao sei até que ponto poderei interessar alguns leitores. Nao se trata de um trabalho de total autobiografia, mas, concerteza, que o trabalho de fundo se apoia. Todavia, o verdadeiro "détonateur" que fez com que eu me lance neste trabalho reside no facto de que o governo francês, atravéz de um dos seus ministros, lançou um debate, a nivel nacional e sob a tutela dos Prefeitos, para definir a "IDENTIDADE NACIONAL FRANCÊZA!!!" Estes debates que devem conduzir o governo a editar provavelmente uma lei, parece-me preocupante.

Começarei o proximo trabalho de "rumos e itinerarios" por me debruçar sobre este aspecto da identidade.

Quem sou e porque estou aqui...

Até là, talvez haja, em Portugal e/ou em França, alguém que se debruce igualmente sobre este tema e assim possamos trocar ideias e impressoes.

Sem comentários:

Enviar um comentário